terça-feira, 13 de abril de 2010
Franco e Salazar
Em Portugal, Antonio de Oliveira Salazar foi nomeado ministro da fazenda e pos em pratica diversas ações que beneficiaram a bueguesia. Esta, então, o apoiou e Salazar assumiu o poder em 1932, onde pemaneceu até 1968, quando houve a sua morte. Ele censurou os meios de comunicação, movimentos grevistas e criou o unipartidarismo.
Nazi-fascismo (nazismo)
Liderado pelo austríaco Adolf Hitler, o nazismo baseia-se nas ideias fascistas. Contudo, o que o diferiu e carcterizou como nazismo foi a intolerância racial e o preconceito.
Em 1919, comunistas alemães, membros da Liga Espartaquista, tentaram tomar o poder republicano que tinha sido instalado um ano antes. Uma onda de violência contra os revolucionários, entre eles Rosa Luxemburgo, culminou na criação de uma Assembléia Constituinte que votaram e instauraram a República de Weimar (levou o nome da cidade que sediou a Assembléia).
A queda Weimar e o início do Terceiro Reich
As eleições de 1932, colocaram os nazistas em condições de governar a Alemanha e em 1933, o Marechal Paul Hindenburg, nomeou Hitler primeiro ministro eo encarregou de compor um novo governo. Em 1938, o líder nazista apoderou-se das Forças Armadas e atribui a si mesmo o título de Führer (chefe). Já no poder, Hitler dissolveu o Parlamento e tranferiu a capital para Berlim.
Estados Totalitários e fascismo
O fascismo italiano de de Benito Mussolini recebeu apoio da burguesia para conter as revoltas do proletariado e para proteger a economia nacional, uma vez que seus ideais são favoráveis a intervenção total do Estado na economia.
Caracterizado pela violência praticada pelo grupo paramilitar Camisas Negras, que realizavam "expedições punitivas" a sindicatos, partidos socialistas e comunista. Em 1924, Mussolini torna-se ditador após ser nomeadopelo rei Vitor-Emmanuel III e, em 1925, o Estado fascista assumiu o controle da economia, intervindo direta e indiretamente em todos os setores produtivos.
Controlavam também a vida social italiana, onde propagandas incentivavam a obediência absoluta, aumento da natalidade, valorizam a força masculina e o ingresso ao exército.
domingo, 11 de abril de 2010
Período entre Guerras e a Crise de 1929
Com o fim da 1° Guerra Mundial a Europa apresentava sérios problemas tanto de ordem econômica(indústrias destruídas)quanto de ordem social visto que seu saldo de guerra era de 10 milhões de mortos e 6 milhões de invalidos.Sendo assim a Europa dependia financeiramente de ajuda e nesse contexto os EUA aproveitando a oportunidade surge como potência mundial,financiando armas,dinheiro e produtos agrícolas ou industrializados.
O tratado de Versalhes determinou que a Alemanha deveria pagar indenizações a todos os países envolvidos na guerra ,fato que a fez dependente do capital estadunidense.Outros países também contaram com a ajuda de capital externo.Para atender a demanda os EUA desenvolvem uma superprodução e com isso as indústrias para se valorizarem colocam ações na bolsa de valores.Porém a Europa começa a retomar sua independência e os produtos norte-americanos passam a ficar excedentes no mercado visto que seus compradores não nescessitam mais de ajuda.No dia 24 de outubro de 1929 (conhecido como “quinta-feira negra”)o preço das ações despencaram e milhares de investidores tentaram vender suas ações,porém não havia interresse de compra.
O crash(queda)provocou uma grande crise economica no país,tendo cerca de 80 mil empresas falidas entre 1929 e 1933 e mais de 14 milhões de desempregados.Não só as indústrias,mas também o setor rural foi a falência e como consequência a maior parte da população passa a viver em condições precárias,sendo obrigados a viverem de esmolas ou algumas vezes realizarem trabalhos esporádicos.
Nesse período conturbado,o presidente Franklin Delano Roosevelt é eleito e para tenar contornar a crise,cria o New Deal(Novo Acordo) e determina que o Estado que antes era Nulo,passe a intervir diretamente na economia e a impor regras.
O New Deal baseava-se em:
· Desvalorizou o dólar em 40 %,para tornar mais competitivas as exportações,e emitiu papal-moeda para financiar as atividades econômicas do Estado;
· Instituiu um sistema de seguridade social sustentado por fundo públicos,que assegurou aposentadoria e assistência estatal aos mais necessitados;
· Criou milhões de novos postos de trabalho com a realização de obras públicas financiadas pelo Estado;
· Reorganizou as atividades industriais,favoreceu a melhora das relações entre trabalhadores e empregados;
· Estimulou a diminuição da produção agrícola para elevar os preços desses produtos no mercado.
Mas a crise ou principalmente Depressão não ocorreu apenas nos Estados Unidos,ela teve repercurção mundial, nos países capitalistas.Apenas a URSS não teve muitos problemas devido ao seu sistema econômico.
O Brasil foi diretamente afetado pois nossa economia baseava-se no café,principal poduto de exportação, e como os EUA eram os maiores compradores,houve a diminuição da compra e aumento dos estoques brasileiros.
Para resover a crise do café,o governo Vargas compra e destroi cerca d 14 milhões de sacas de café para reduzir a oferta e elevar os preços no mercado externo.
Ditadura de Stalin
Stalinismo é a designação coloquial do ramo da teoria política e do sistema político e económico socialista implementado na União Soviética por Josef Stalin e demais regimes semelhantes. Hannah Arendt descreveu o sistema como totalitário e esta descrição foi muito usada pelos críticos do estalinismo. O neo-stalinismo é o ramo moderno do Stalinismo, cuja denominação foi utilizada para definir a gestão stalinista de Leonid Brejnev na União Soviética. Críticos trotskistas do stalinismo afirmam que tal corrente é anti-marxista: alguns afirmam que é totalitária e mesmo . Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar, por ter incorporado à sua base ideológica pensamentos não originários de Karl Marx. Por outro lado, existem os que afirmam que o regime de Stalin foi capaz de salvar o povo soviético da invasão promovida pelo nazi-fascismo e ao mesmo tempo promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviética.Tem como caracteríticas a ditadura burocrática do regime de partido único; a centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;a burocratização do aparelho estatal;a intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos; culto à personalidade do líder do Partido e do Estado; a intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores; a censura aos meios de comunicação e expressão; a coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial; e amilitarização da sociedade e dos quadros do Partido.
A NEP
Ideias de Trotsky, Lenin e Stalin
Mencheviques, Bolcheviques, Duma e Sovietes
Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Curiosamente, os Mencheviques tiveram por muito tempo mais apoio popular do que os Bolcheviques. O Governo Provisório Russo foi majoritariamente Menchevique, e mesmo após sua deposição, os bolcheviques tiveram que recorrer a uma luta política intensa contra seus simpatizantes, tanto na guerra civil quanto por cerca de 1 ano depois.
Bolcheviques: Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Pouco depois de os Bolcheviques terem chegado ao poder durante a Revolução Russa de 1917, eles mudaram o seu nome para o Partido Comunista de Toda a Rússia (Bolcheviques) em 1918 e passaram a ser conhecidos apenas como Partido Comunista da União Soviética - PCUS após esse ponto.
Revolução de outubro de 1917
Desde fins de setembro, o C. C. do Partido Bolchevique havia decidido mobilizar todas as forças do Partido para organizar uma insurreição coroada de êxito e, para esse fim, havia decidido organizar em Petersburgo um Comitê Militar Revolucionário, lutar para conseguir que a guarnição de Petrogrado fosse deixada na capital e convocar o Congresso dos Soviets de Toda a Rússia. Tal Congresso era o único ao qual se poderia transmitir o Poder. A conquista preliminar dos Soviets dos Deputados de Moscou e Petrogrado, que desfrutavam o maior prestígio na retaguarda e na frente, fazia parte, necessariamente, do plano geral de organização da insurreição.
O órgão central do Partido, o Rabótchi Put, seguindo as diretivas do C.C., começou abertamente a apelar para a insurreição, preparando os operários e camponeses para a luta decisiva.
O primeiro conflito aberto com o governo provisório ocorreu com o fechamento do jornal bolchevique Rabótchi Put. A sede do jornal foi fechada por ordem do governo provisório. Por determinação do Comitê Militar Revolucionário, foi reaberta através de meios revolucionários. Os selos foram arrancados e os comissários do governo provisório afastados de seus postos. Isso aconteceu a 24 de outubro.
No mesmo dia, em numerosas repartições do governo dentre as mais importantes, os comissários do Comitê Militar Revolucionário afastaram pela força os representantes do governo provisório; essas repartições vieram assim a ficar em mãos do Comitê Militar Revolucionário e todo o aparelho do governo provisório desorganizou-se. Durante o dia de 24 de outubro toda a guarnição, todos os regimentos de Petrogrado, excetuados só os alunos de algumas academias militares e a divisão blindada, passaram decididamente para o lado do Comitê Militar Revolucionário. Na conduta do governo provisório notou-se indecisão. Só ao cair da noite o governo começou a mandar ocupar as pontes por batalhões de assalto e mandou em tempo desmontar algumas. Em resposta, o Comitê Militar Revolucionário enviou imediatamente os marinheiros e os guardas vermelhos de Víborg, os quais, obrigando os batalhões de assalto a se retirarem e dispersando-os, ocuparam eles próprios as pontes. Desde aquele momento iniciou-se a insurreição aberta. Vários de nossos regimentos foram mandados avançar do oeste com a tarefa de cercar toda a zona em que se encontravam o Estado-Maior e o Palácio de Inverno. No Palácio de Inverno estava reunido o governo provisório. A passagem da divisão blindada para o lado do Comitê Militar Revolucionário (altas horas da noite de 24 de outubro) acelerou o desfecho favorável da insurreição.
A 25 de outubro inaugurou-se o Congresso dos Soviets, ao qual o Comitê Militar Revolucionário confiou o Poder conquistado.
A 26 de outubro, às primeiras horas da manhã depois que o Aurora bombardeou o Palácio de Inverno e o Estado-Maior, e após um encontro entre as tropas soviéticas e os alunos aspirantes a oficiais diante do Palácio de Inverno, o governo provisório rendeu-se.
Animador da revolução, do princípio ao fim, foi o C. C. do Partido, dirigido pelo camarada Lênin. Vladímir Ilitch vivia então clandestinamente em Petrogrado, num apartamento do bairro de Víborg. Em 24 de outubro, à noite, foi chamado ao Smólny, para dirigir o movimento.
Um papel importantíssimo na Revolução de Outubro foi desempenhado pelos marinheiros do Báltico e pelos guardas vermelhos do bairro de Víborg. Graças à audácia incomum desses homens, a tarefa da guarnição de Petrogrado reduziu-se sobretudo a dar um apoio moral e, em parte mínima, militar, aos combatentes de vanguarda.
Revolução de fevereiro de 1917
A Guerra Russo-Japonesa e a Revolução de 1905
Antecedentes da Revolução Russa
Ao contrario das potencias ocidentais a Russia no inicio do sec xx era uma país de economia agricola e regime czarista(monarquia absolutista).Em sua polulação encontava-se a maioria camponeses que viviam em regime de servidão.Entretanto em 1860 o czar Alexandre II que tinha intenções de desenvolvimento economico,abole a servidão e abre as portas do país para capital estrangeiro.Esse primeiro ato não alterou a vida da burguesia pois os latifundios foram mantidos e o campesinato ficou sem terras ou com pouca terra e sem direitos politicos.
Ao contrario das potencias ocidentais a Russia no inicio do sec xx era uma país de economia agricola e regime czarista(monarquia absolutista).Em sua polulação encontava-se a maioria camponeses que viviam em regime de servidão.Entretanto em 1860 o czar Alexandre II que tinha intenções de desenvolvimento economico,abole a servidão e abre as portas do país para capital estrangeiro.Esse primeiro ato não alterou a vida da burguesia pois os latifundios foram mantidos e o campesinato ficou sem terras ou com pouca terra e sem direitos politicos.
Em exilo lenin(pseudônimo usado por Vladimir Ilitch Ulianov)e outros criam em 1898 o POSDR(partido operario social-democratico russo) que mais tarde teve muito significado para a historia do país.
Em 1881 as reformas de modernização foram interrompidas pelo assassinato do Czar Alexandre II por um grupo terrorista.Os governos seguintes liderados pelos czares Alexandre III(1881-1894)e Nicolau II(1894-1917) respectivamente ao invés de darem continuidade ao processo de desenvolvimento,preocuparam-se apenas em conter as revoltas sociais,e fortalecer ainda mais o regime absolutista que já era bastante autoritario e repressor.