domingo, 11 de abril de 2010

Período entre Guerras e a Crise de 1929


O período entre guerras ficou marcado pela crise da bolsa de valores de Nova York em 1929,que prejudicou os EUA e teve repercurção mundial.
Com o fim da 1° Guerra Mundial a Europa apresentava sérios problemas tanto de ordem econômica(indústrias destruídas)quanto de ordem social visto que seu saldo de guerra era de 10 milhões de mortos e 6 milhões de invalidos.Sendo assim a Europa dependia financeiramente de ajuda e nesse contexto os EUA aproveitando a oportunidade surge como potência mundial,financiando armas,dinheiro e produtos agrícolas ou industrializados.
O tratado de Versalhes determinou que a Alemanha deveria pagar indenizações a todos os países envolvidos na guerra ,fato que a fez dependente do capital estadunidense.Outros países também contaram com a ajuda de capital externo.Para atender a demanda os EUA desenvolvem uma superprodução e com isso as indústrias para se valorizarem colocam ações na bolsa de valores.Porém a Europa começa a retomar sua independência e os produtos norte-americanos passam a ficar excedentes no mercado visto que seus compradores não nescessitam mais de ajuda.No dia 24 de outubro de 1929 (conhecido como “quinta-feira negra”)o preço das ações despencaram e milhares de investidores tentaram vender suas ações,porém não havia interresse de compra.
O crash(queda)provocou uma grande crise economica no país,tendo cerca de 80 mil empresas falidas entre 1929 e 1933 e mais de 14 milhões de desempregados.Não só as indústrias,mas também o setor rural foi a falência e como consequência a maior parte da população passa a viver em condições precárias,sendo obrigados a viverem de esmolas ou algumas vezes realizarem trabalhos esporádicos.
Nesse período conturbado,o presidente Franklin Delano Roosevelt é eleito e para tenar contornar a crise,cria o New Deal(Novo Acordo) e determina que o Estado que antes era Nulo,passe a intervir diretamente na economia e a impor regras.
O New Deal baseava-se em:
· Desvalorizou o dólar em 40 %,para tornar mais competitivas as exportações,e emitiu papal-moeda para financiar as atividades econômicas do Estado;
· Instituiu um sistema de seguridade social sustentado por fundo públicos,que assegurou aposentadoria e assistência estatal aos mais necessitados;
· Criou milhões de novos postos de trabalho com a realização de obras públicas financiadas pelo Estado;
· Reorganizou as atividades industriais,favoreceu a melhora das relações entre trabalhadores e empregados;
· Estimulou a diminuição da produção agrícola para elevar os preços desses produtos no mercado.
Mas a crise ou principalmente Depressão não ocorreu apenas nos Estados Unidos,ela teve repercurção mundial, nos países capitalistas.Apenas a URSS não teve muitos problemas devido ao seu sistema econômico.
O Brasil foi diretamente afetado pois nossa economia baseava-se no café,principal poduto de exportação, e como os EUA eram os maiores compradores,houve a diminuição da compra e aumento dos estoques brasileiros.
Para resover a crise do café,o governo Vargas compra e destroi cerca d 14 milhões de sacas de café para reduzir a oferta e elevar os preços no mercado externo.

3 comentários: